domingo, 28 de outubro de 2012

Ainda a poesia de Castro Nunes

Voltar do Além?
Ou voltar de mais perto?


O Doutor João de Castro Nunes é um amigo com um extraordinário talento de poeta. É viúvo e continua a sentir um amor imenso pela Rucinha que foi sua esposa durante longas décadas de felicidade. O soneto que a seguir transcrevo é da sua autoria e compô-lo em março deste ano de 2012.



MAIS LINDA DO QUE NUNCA

Hoje sonhei, amor, que tu voltaste
mais linda do que nunca, adolescente,
e que devagarinho me beijaste
para eu não acordar subitamente.

Tinhas recuperado a juventude
envolta numa auréola de estrelas
que me ofuscavam tanto que não pude
ver-te logo as feições por culpa delas.

De ti por todo o ar se difundia
um doce aroma como julgo terem
os anjos que te fazem companhia.

Se eles, ó meu amor, não se opuserem,
vem sempre que puderes, tal como agora,
sorrir-me em sonhos… pela noite fora!

Quando o li pela primeira vez, pensei no grande amor que eu também tenho pela Maria da Luz, a mulher com quem casei. Com uma extraordinária sincronia, no dia em que o li, a minha Luzinha parecia ligeiramente agastada, sem que eu conseguisse descortinar o motivo. Depois de o ler, apercebi-me que eu podia ter sonhado o mesmo, porque a sentia afastada, mas queria que ela voltasse, voltasse a exteriorizar o mesmo amor sem o qual dificilmente sobrevivo, voltasse a “sorrir-me talvez em sonhos”... e também quando acordado, pois felizmente ainda estamos ambos neste mundo.

Semelhante ao de Castro Nunes, o meu apelo a Deus e aos anjos é que não se oponham a que nós saibamos aproveitar o estarmos cá, para nos amarmos sem sobressaltos, para nos “beijarmos devagarinho”, para mantermos a “juventude” da esperança, para difundirmos o “aroma” dos que agradecem a dádiva da vida, para seguirmos a nossa estrada com uma total confiança um no outro. Como sempre tivemos. Para conseguirmos acabar de escrever o livro de nós dois, para que todos conheçam os nossos nobres sonhos e que ainda tenhamos tempo para os realizar.

1 comentários:

TiagO TjS Desenhos disse...

Desejo muito sucesso em sua vida. os pensamentos fornece a nós mesmo a indentidade e por sí só o conhecimento humano, As escritas vizualizadas são de maguinitude incomparavel.

Sucesso sempre é o que desejo.

TiagO TjS.